Feliz 2011 com Deus

 

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade

No capítulo 22 do segundo livro de Samuel, encontramos o registro de um belo Cântico de Davi, também registrado no Salmo 8, no qual ele agradece a Deus pelo livramento das mãos dos seus inimigos, principalmente de Saul. É um canto de vitória. Nesse Cântico, por diversas vezes, o salmista fala de “caminho”.

A palavra “caminho” é utilizada inúmeras vezes na Bíblia. A Bíblia fala do caminho dos ímpios e do caminho dos justos. Jesus é chamado de “O Caminho”.

O novo ano que está chegando é um caminho que Deus nos abre. Devemos aproveitar a oportunidade para fazer uma caminhada sábia e vitoriosa. O tempo que estamos vivendo, nos momentos derradeiros de 2010, é um tempo de reflexão, um tempo de avaliação. Este é um tempo para se firmar, perante o Senhor, propósitos de vida, com vistas a uma caminhada segundo a vontade de Deus no novo ano que vai começar. Enfim, este é um tempo propício para se dizer com toda a sinceridade: “Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas” (Salmo 25.4).

No Cântico referido no começo deste texto, o salmista apresenta algumas razões pelas quais vale a pena caminhar com Deus no caminho por ele traçado:

1 - Quem anda com Deus, anda por um caminho perfeito

O salmista diz no versículo 31: “O caminho de Deus é perfeito”.

O caminho dos homens é imperfeito. Segundo a Bíblia, “há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Provérbios 16.25). Os caminhos traçados pelos homens, muitas vezes levam ao distanciamento de Deus e à destruição, pois são caminhos de injustiça e pecado. É por isso que o profeta Isaías exorta: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor...” (Isaías 55.6-8).

O ano 2008 é um caminho que Deus nos abrirá. Quem for sábio, andará segundo a  vontade de Deus, pois, quem anda com Deus anda por um caminho perfeito. “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” (Salmo 128.1).

2 - Quem anda com Deus, tem o seu caminho desimpedido

No versículo 33, o salmista declara: “ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”. A palavra “desembaraçar” significa tirar todo tipo de impedimento.

O caminho da pessoa que não anda com Deus é um caminho cheio de impedimentos, de pedras e obstáculos. Porém, o caminho de quem anda com Deus é desimpedido. É exatamente isso que o próprio Senhor garantiu a Josué quando o convocou: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. (...) não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares (...) não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.5-9).

O profeta Isaías afirma: “a vereda do justo é plana; tu, que és justo, aplanas a vereda do justo” (Isaías 26.7).

3 - Quem anda com Deus, anda por um caminho seguro

No versículo 37, o salmista dá o seguinte testemunho: “Alongaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram”.

Aqueles que andam longe de Deus, passam por caminhos perigosos, caminhos escorregadios e cheios de riscos. Eles acabam pisando em falso ou resvalando os pés e a queda é fatal. Provérbios 4.19 diz que “o caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam”.

No Salmo 119.105, o salmista afirma: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”. Jesus afirmou a respeito de si mesmo: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Quem anda por esse caminho, anda seguro e pode dizer: “alongaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram”. Quem tem Jesus como Salvador e Senhor, pode receber 2011 na certeza de que andará por um caminho seguro, o caminho que conduz à vida.

O ano 2010 está terminado e 2011 está chegando! Lembre-se: O novo ano é um caminho que Deus nos abre. Esse caminho poderá ser perfeito ou desastroso; desimpedido ou cheio de obstáculos; seguro ou perigoso. Depende da maneira como cada um irá andar. Quem se dispuser a andar com Deus, andará por um caminho perfeito, terá o seu caminho desimpedido, andará por um caminho seguro.

Feliz 2011 com Deus!
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar para Artigos
 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -