Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 1

 

O termo REVITALIZAR, tão utilizado hoje pelos estudiosos da Igreja, significa: “dar nova vida a; revigorar; vitalizar”.

Essa palavra é sinônima de outra palavra bem conhecida em nosso meio e amplamente citada na Bíblia, que é VIVIFICAR. O significado dessa palavra é: “dar vida ou existência a; animar; reanimar, reviver; conservar a existência de; tornar vívido; animar; fecundar, fertilizar; dar movimento, atividade a; ativar” (Dicionário Houaiss).

A revitalização da Igreja é, portanto, um processo que visa a injetar um novo vigor, um novo ânimo, promovendo-se assim a renovação da sua vida.

Segundo as Escrituras, o processo de revitalização é obra o Espírito Santo e se dá mediante a palavra do Senhor. A passagem bíblica mais pertinente para comprovar isso, talvez seja a visão do profeta Ezequiel, registrada no capítulo 37 de seu livro. É importante você fazer uma pausa aqui e ler esse texto. Ezequiel teve a visão de uma vale de ossos secos. O Senhor disse a ele: “Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor” (vv.4-6).

Segundo a explicação do próprio Senhor, esses ossos eram a casa de Israel (v.11). Mas, também eles podem ser a Igreja hoje. O tradicionalismo e vários outros fatores podem transformar a Igreja num vale de ossos secos. Essa era a triste realidade da igreja de Sardes: “Tens nome de que vives e estás morto.” (Ap 3.1).

A mensagem de Ezequiel é que o Senhor deseja nos revitalizar: “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis” (v.14).

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -