Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 6

 

Conforme foi afirmado na primeira parte desta pastoral, publicada no boletim de domingo passado, a revitalização da Igreja tem a ver com a confissão de pecado. O profeta Isaías profetizou ais contra os pecados dos perversos e ais contra os seus próprios pecados.

Foram focalizados três ais: ai contra a ganância! (Is 5.8); ai contra as orgias! (Is 5.11); e ai contra os zombadores de Deus! (Is 5.18). Concluído a abordagem, serão focalizados agora mais três ais:

Ai contra a inversão de valores! (Is 5.20). São aqueles que ao mal chamam bem e ao bem, mal. Não somente vivem omitindo o que é bom, mas o condenam. Não somente fazem o que é mau, como o justificam e aplaudem, e o recomendam a outros, como algo seguro e bom.

Ai contra a arrogância! (Is 5.21). São sábios aos próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito.  Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Os soberbos cairão. Os humildes serão honrados por Deus.

Ai contra a corrupção social! (Is 5.22). Os que se gloriavam de beber exageradamente, e mais do que os outros, gloriam-se na sua vergonha. Usar mal a força corporal é um desperdício de tempo e saúde. Devemos usar a nossa força física para os bons propósitos.  Ai contra aqueles condenam os inocentes e justificam os ímpios por recompensas!  Ai quando o dinheiro e o poder estão acima da justiça e do direito!

Ai de mim quando não reconheço e nem confesso os meus pecados e fico julgando os outros! (Is 6.5). Onde há pecado não tratado, não confessado e não abandonado, aí Deus não opera. Onde o pecado é tolerado, o Espírito Santo é apagado, não há revitalização.

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -