Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 7

 

Vinho novo, odres novos!

A revitalização tem a ver com o vinho novo e os odres novos mencionados por Jesus (Mt 9.17; Mc 2.22; Lc 5.37-39).

Deus parece ter uma predileção pela renovação. É por isso que, através do Espírito, Ele leva a cabo o processo de revitalização da sua Igreja. Aliás, na história da Redenção, Ele sempre fez coisas novas: um mundo novo, a partir do nada; uma nova sociedade, a partir de Noé; um novo pacto na Pessoa de Cristo; novos céus e nova terra.

O Antigo Testamento apresenta a Jesus como o Renovo, isto é, um ramo novo que cresce do toco de uma árvore recém-cortada e do qual se origina uma nova árvore (Is 4.2; 11.1; Jr 23.5; 33.15; Zc 3.8; 6.12).

Em Cristo Jesus foi estabelecida uma Nova Aliança (Hb 9.15); e o Evangelho é apresentado como uma Boa-Nova.

Para participar do reino de Deus é preciso nascer de novo e viver em novidade de vida (Jo 3.3; Rm 6.4) – “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (I Co 5.17).

Como já foi dito, a consumação do reino de Deus se dará através de novos céus e nova terra – a Nova Jerusalém (Ap 21.1,2). E é o próprio Senhor quem declara: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21.5).

Fica claro, portanto, que o reino de Deus é apresentado na perspectiva do novo. O reino não é algo acabado e estático, mas uma realidade dinâmica que se renova a cada dia. Daí, a relevância do tema relacionado à revitalização.

Não devemos temer o convite para receber o vinho novo. O reino de Deus impõe a abertura para o novo. Jesus adverte, porém, que a mentalidade condicionada ao vinho velho não resiste ao vinho novo do evangelho da graça: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho, como os odres. Mas, põe-se vinho novo em odres novos” (Mc 2.22).

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -