Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 8

 

A revitalização da Igreja tem a ver com vinho novo e odres novos. Segundo o ensino de Jesus, vinho novo deve ser posto em odres novos (Lc 5.37 a 39).

Ao inserir essa parábola em seu ensino, Jesus referia-se ao vinho novo da sua graça, traduzido no Evangelho que liberta, promove e dignifica o homem, em contraposição ao vinho velho do sistema religioso judaico, caracterizado pelo legalismo escravizante, que oprimia e roubava a beleza da vida.

O evangelho de Cristo liberta e promove a vida. Entretanto, frequentemente, resistimos a esse vinho novo, preferindo os odres velhos dos sistemas, modelos e hábitos criados pelo próprio homem que, embora nada mais sejam do que tradições de homens, limitadas pelo tempo e pelo lugar, acabam alcançado o status de algo sagrado, que deve ser idolatrado. Em nome de tudo isso, corremos o risco de nos fecharmos à ação livre e soberana do Espírito, resistindo à Palavra de Deus, que é viva e eficaz. Isso acontece quando a Igreja se torna mais importante do que Cristo, a teologia mais importante do que a Palavra de Deus e a doutrina mais importante do que o Evangelho.

A tensão resultante entre o vinho novo e os odres velhos pode por tudo a perder (Lc 5.37). Posturas reacionárias e inflexíveis, em nada contribuem nesse processo. Embora seja rejeitada por tantas pessoas, a orientação de Jesus é muito clara: “vinho novo deve ser posto em odres novos e ambos se conservam” (Lc 5.38).

O processo de revitalização, quando mal compreendido, pode se tornar uma experiência desconfortável e dolorosa, pois, conservar os odres velhos pode parecer mais prudente, seguro e confortável. Jesus termina dizendo que, diante do vinho novo que ele oferece, os escravos do vinho velho, sempre apegados aos odres velhos, continuam dizendo: “O velho é excelente” (Lc 5.39).

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -