Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 11

 

Com base no capítulo 58 de Isaías, podemos constatar algumas práticas que se constituem em empecilhos para a revitalização da igreja. São elas:

  • Religião voltada para a satisfação pessoal (vv.1,2) – A condição espiritual de Israel naqueles dias era deplorável. Porém, mesmo assim, eles insistiam em cultuar ao Senhor, tendo prazer nessa prática. Acontece que aquele era um culto hipócrita, que visava tão somente à satisfação pessoal. A religião centrada no interesse dos adoradores é um sério empecilho à revitalização.
  • Religião centrada no ritualismo (v.3) – O ritualismo era uma forte marca do culto de Israel naqueles dias. O sentido de jejum, por exemplo, foi completamente desvirtuado. Não havia correspondência entre o significado das práticas devocionais e a vida diária. É por isso que, no capítulo 29.13, o Senhor faz uma grave denúncia: “este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”. A religião centrada em ritos, destituída de sinceridade e dissociada de atitudes coerentes é um empecilho à revitalização.
  • Religião conivente com a injustiça social (vv.3-5) – A incoerência era muito grande. Eles se entregavam às práticas religiosas, mas não abandonavam a exploração exercida contra o semelhante. Afligiam suas almas, e o próprio corpo, mas permaneciam atolados em iniquidades, sendo coniventes com a injustiça e a violência. Nesse contexto, todo sinal de revitalização acaba sendo sufocado.

A igreja evangélica brasileira convive, hoje, com essas distorções. Elas se transformam em empecilhos à revitalização. Porém, não podemos deixar de falar, como ensina Isaías 58.1: “Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó os seus pecados”.

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -