Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 12

 

Continuando a abordagem baseada em Isaías 58, podemos ver alguns passos para a revitalização da obra de Deus. São eles:

  • Coerência entre as práticas devocionais e a conduta na sociedade (v.6) – A religião de Israel estava enferma, pois não havia coerência entre as práticas devocionais e a vida na sociedade. O jejum requerido pelo Senhor era muito mais do que simplesmente a abstenção de alimentos. O Senhor queria ver neles, atitudes compatíveis com a devoção demonstrada.

A revitalização da igreja passa pela coerência entre o que se diz e o que se faz. A advertência feita à igreja de Sardes é oportuna: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te” (Ap 3.1-3).

  • Amor a Deus evidenciado através do amor ao próximo (vv.7, 9, 10) – A religião viva e verdadeira se resume no amor: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. A falta de amor é um fator de morte para a igreja. Por outro lado, quando há misericórdia e sensibilidade ante às aflições do outro, a vida se estabelece de forma plena. A parábola do Samaritano confirma isso (Lc 10.25-37). O amor é um ingrediente essencial no processo de revitalização da igreja (I Jo 4.20,21).
  • Prioridade absoluta às coisas do reino de Deus (v.13) – Se-gundo o profeta, a inobservância da guarda do sábado era um sinal do descaso do povo para com as coisas de Deus. Cada um se preocupava em cuidar apenas dos seus próprios interesses. Quando isso acontece, a obra de Deus fica totalmente comprometida.

Jesus nos ensina a buscar em primeiro lugar as coisas concernentes ao reino de Deus (Mt 6.33). Esse é o caminho para uma vida abençoada e para a vivificação da igreja.

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -