Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 13

 

A revitalização da igreja tem sinais inequívocos. Conforme as promessas apresentadas em Isaías 58, esses sinais podem ser assim compreendidos:

  • A resposta do Senhor ao clamor do seu povo (vv.8 e 9) – “Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda; então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui”. Uma igreja revitalizada tem intimidade com o Senhor, pois fala e se faz ouvir. A vitalidade faz com que a igreja perceba nitidamente a resposta do Senhor ao seu clamor.
  • A manifestação da providência divina a favor do seu povo (vv.11 e 14) – Esses dois versículos apresentam, de forma alentadora, a promessa das bênçãos de Deus sobre o povo revitalizado: “O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam (...) então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse”.

A manifestação das bênçãos do Senhor é um sinal inconfundível da revitalização que ele opera em seu povo.

  • A paixão missionária demonstrada pela nova geração (v.12) – “Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável”. Essa paixão missionária demonstrada pela nova geração é um dos mais veementes sinais da revitalização da igreja.

Quando apenas a velha geração se preocupa com as questões concernentes ao reino de Deus, a situação é preocupante, pois prenuncia a descontinuidade e, consequentemente, o enfraquecimento e o fim de um projeto.

A revitalização anunciada pelo profeta Joel, através da promessa do derramamento do Espírito Santo, envolveria a nova geração: “vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões” (Jl 2.28-32).

Que esses sinais da revitalização sejam vistos, hoje, entre nós!

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -