Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 16

 

Como vimos anteriormente, são marcas de uma igreja revitalizada: a unidade operada pelo Espírito e o exercício dos Dons Espirituais. Dando continuidade à abordagem de Paulo, verificamos há uma outra marca, igualmente importante, a saber:

  1. O compromisso com a Santidade (4.17 a 5.21)

Comunidades envolvidas pelo processo de revitalização se despertam para buscar a santidade, como condição sine qua non para a vitalidade. Esse compromisso passa pelas seguintes atitudes:

    1. Renovação espiritual (4.22-24) – É a experiência progressiva da novidade de vida produzida pelo Espírito, mas que demanda boa vontade, esforço e disciplina por parte do homem (Rm 6.15-23);
    2. Vida condizente com os mandamentos do Senhor – Paulo conclama os crentes: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (5.1). É essa disposição que toma conta de uma comunidade em revitalização;
    3. Busca pela plenitude do Espírito – Nas comunidades abertas à revitalização, a plenitude é um alvo constante: “enchei-vos do Espírito” (v.18). No entender do apóstolo, a plenitude do Espírito não se manifesta de forma extravagante como insistem alguns, mas de forma simples, como se pode ver:

- Vida prudente – “vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios” (5.15);
- Discernimento espiritual – “não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (5.17);

- Adoração espontânea – “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo ao nosso Deus e Pai” (5.19,20);

- Humildade e boa vontade – “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (v.21).

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -