Pastoral

 

Bases bíblicas para o processo de revitalização da Igreja
PARTE 21

 

Na busca do avivamento pessoal, com vistas à revitalização da igreja, aprendemos com Davi, no Salmo 51 que, além do reconheci-mento da nossa fragilidade, é essencial:

2 - Reconhecimento da nossa necessidade

Diante de sua fragilidade, Davi reconheceu então a sua principal necessidade: ele precisava de perdão; precisava da renovação de seu ser; precisava de revitalização espiritual; precisava de um avivamento na alma. Os versos 7 a 12 mostram claramente isso. As palavras “renova” e “restitui-me” dão-nos a dimensão da necessidade de Davi e a certeza de que a sua queda foi momentânea, fruto de uma ação inconsequente, e não do seu amor ao pecado. Por isso ele pediu uma ação renovada do Espírito em sua vida.
Se bem nos conhecemos, sabemos que isto é possível acontecer também conosco: deixamos, em alguns momentos da nossa vida, o pecado nos envolver, a apatia tomar conta, o vigor espiritual se esvair, a chama viva do Espírito de Deus se apagar. Por causa da nossa natureza, somos atraídos pelo magnetismo do pecado e sugados pelos desejos e prazeres carnais (Rm 7.14-25).
A oração de Davi serve como modelo para aqueles que perderam a alegria da salvação; aqueles que um dia andavam bem, mas que agora estão distantes do Senhor; aqueles que já vivenciaram momentos extraordinários na presença de Deus, mas que agora se estagnaram no caminho do desânimo.

Assim como Davi, precisamos buscar a Deus para termos nossas necessidades supridas. Charles Spurgeon, em seu sermão “O avivamento que precisamos”, diz que “o futuro da Igreja, nas mãos de Deus, depende de pessoas que na realidade são espirituais e piedosas. Cada um de nós precisa viver, para que a Igreja continue viva. Temos de viver para Deus, se desejamos ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos”. Precisamos nos submeter a uma urgente auto-análise para detectar nossas necessidades e assim buscar com intensidade ao Senhor.
 
Rev. Gilson Almeida Jr.
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -