Pastoral

 

A Revitalização da Igreja

 

As discussões sobre revitalização de igreja estão presentes, hoje, na agenda daquelas comunidades que têm resistido à conformação ao presente século, e que têm desejado ansiosamente experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Tais comunidades já se conscientizaram de que esse processo passa pela renovação da mente e, consequentemente, produz as transformações necessárias.

Quando se fala em revitalização da igreja, algumas questões merecem especial atenção: Vejamos algumas delas:

A revisão do papel da liderança

Para que servem os Pastores? Para que servem os Presbíteros? Para que servem os Diáconos? A liderança precisa ter consciência do seu papel. Além disso, deve auto-analisar-se, a fim de verificar se está cumprindo seu papel a contento. O primeiro sinal dessa conscientização é o reconhecimento de que precisa ser capacitada para responder aos desafios do tempo atual, de maneira eficaz.

A revisão das estruturas eclesiais

Há estruturas eclesiais que podem já ter sido extremamente viáveis em outras épocas, mas que se tornaram obsoletas. Estruturas inflexíveis e consagradas pelo tempo precisam ser questionadas. O processo de revitalização exige que se repense a viabilidade de tais estruturas, ante aos desafios do tempo atual. Isso requer, evidentemente, coragem, criatividade e maturidade.

A revisão do próprio papel da igreja

A igreja tem sido um instrumento de Deus para o serviço no mundo ou transformou-se num fim em si mesmo? A partir do momento em que a igreja deixa de ser meio e transforma-se em fim, ela passa a negligenciar a sua missão.

Tudo isso precisa ser revisto com temor e serenidade. É por isso que, a partir de 2011, começaremos a refletir sobre o tema da revitalização da igreja.

 
Rev. Eneziel Peixoto de Andrade
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltar

 
 
 
 
Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares - MG | Av. Brasil, 2.837 - Centro - Governador Valadares - MG | (33) 3271-6868 -